Senador envia projeto de lei para anula Reforma Tr

Criar uma Loja Virtual Grátis
Senador envia projeto de lei para anula Reforma Tr

Senador Paulo Paim envia projeto de lei para anular Reforma Trabalhista

 2017-08-04

O senador Paulo Paim (PT–RS) apresentou uma proposta com o objetivo de anular a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional. Na justificativa, o parlamentar destaca que a nova lei tem vários dispositivos inconstitucionais, “que desumanizam a relação entre empregado e empregador”.

Além disso, segundo o senador, 17 ministros do Tribunal Superior do Trabalho assinaram um documento que afirma que essa nova lei “elimina ou restringe, de imediato ou a médio prazo, várias dezenas de direitos individuais e sociais trabalhistas".

O projeto — que ainda precisa ser lido em Plenário para receber numeração e começar a tramitar nas comissões do Senado — contém apenas dois artigos, um deles afirmando que fica revogada a Lei 13.467 de 13 de julho de 2017 e o outro dizendo que a lei entra em vigor na data de sua publicação.

A Reforma Trabalhista entra em vigor em quatro meses, mas o senador afirma que vai trabalhar para revogá-la antes desse período. Para anular a lei, o projeto precisará ser aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados e ser sancionado pelo presidente da República.

Segundo Paim, o projeto é inconstitucional e apenas retira direitos dos trabalhadores.

“Há uma indignação em todo o país. Eu consultei todos os estados, e a justificativa (do projeto) é maior do que um artigo, naturalmente, dizendo que a lei é ilegal, inconstitucional, imoral, é um ataque à humanidade e, por isso, nós temos agora que fazer o debate sobre a possibilidade de revogá-la”.